domingo, 29 de janeiro de 2012

Violência no Fórum Social Temático

MILITANTES DE DIREITOS HUMANOS - MEMBROS DO GAJUP/SAJU-UFRGS

Porto Alegre, 27 de janeiro de 2012.

Na noite de 26 de janeiro, no Largo Zumbi dos Palmares, durante as atividades do Fórum Social Temático, lamentavelmente registrou-se mais um caso de abuso e violação de Direitos Humanos. Enquanto ocorria atividade cultural no espaço público porto-alegrense, manifestantes demonstraram repúdio ao caso de repressão ocorrido durante a remoção da comunidade do Pinheirinho, em São Paulo.

O estudante de Direito Régis Rafael Ribeiro Lisbôa, que estava no Largo, não participou da manifestação. Contudo, foi a pessoa escolhida para ser penalizada, humilhada frente a todos, com a clara intenção de intimidação dos demais.

Ironicamente a voz de prisão se dá quando o militante em Direitos Humanos estava defendendo trabalhadora no Largo Zumbi dos Palmares.

Em nenhum momento, Régis Rafael ofereceu resistência, em contrapartida, já dentro da viatura da Brigada Militar, e na 2ª Cia do 9º Batalhão passou por verdadeiros momentos de terror e truculência: sendo jogado para fora do carro, algemado dentro da sala, obrigado a manter-se ajoelhado, ameaçado de agressão por mais de um integrante da Brigada Militar, sofrendo indescritível violência moral e psicológica.

Em tempos policialescos, nos quais hoje se lamenta a violência do aparato institucional, repetiu-se nessa madrugada a ditadura civil militar imposta ao povo brasileiro. Vale informar, que não será o primeiro nem o ultimo caso de violação de direitos conquistados, cujas classes menos favorecidas e minorias diariamente penam.

O Largo é público e segue vivo.
Somos todos Pinheirinho-SP.
“Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça.”

“A injustiça passeia pelas ruas com passos seguros.
Os dominadores se estabelecem por dez mil anos.
Só a força os garante.
Tudo ficará como está.
(…)
O que ainda vive não diga: jamais!
O seguro não é seguro. Como está não ficará.
(…)
Os vencidos de agora serão os vencedores de amanhã.
E o “hoje” nascerá do “jamais”...
(Bertolt Brecht)


A notícia "Violência no Fórum Social Temático" foi originalmente publicada no site do Centro Acadêmico André da Rocha (CAAR):   http://www.caar.ufrgs.br/?p=8875&utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=violencia-no-forum-social-tematico

Nenhum comentário:

Postar um comentário