Eduardo Galeano |
O jornalista uruguaio está em Havana desde quinta-feira passada e ontem realizou o discurso inaugural do prêmio literário Casa das Américas. Segundo Galeano, que retornou a Cuba após vários anos de ausência, esta é "infelizmente" uma visita muito curta durante a qual pôde reencontrar-se com "velhos amigos" e "conhecer Havana mais a fundo, que é um prazer à parte".
Sobre o momento atual da ilha, onde o governo do presidente Raúl Castro impulsiona um plano de ajustes econômicos, considerou que o país chegou a esse ponto por "um caminho que teve seu sentido e foi imposto pelas circunstâncias, porque a Revolução Cubana fez o que pôde e não o que quis". Nesse sentido, Galeano lembrou o bloqueio econômico e comercial que os Estados Unidos aplicaram a Cuba há meio século e se referiu às "mil e uma formas de limites impostos desde fora ao desenvolvimento da energia criadora" do país.
Eduardo Galeano e Roberto Fernández Retamar, presidente da Casa de las Américas |
A notícia "Cuba vive período "apaixonante" de mudanças, diz Galeano" foi originalmente publicada no site Terra: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5562848-EI8140,00-Cuba+vive+periodo+apaixonante+de+mudancas+diz+Galeano.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário