sábado, 21 de janeiro de 2012

Médicos cubanos reduzem a taxa de mortalidade infantil de Kiribati em 80%

RADIO NEW ZEALAND INTERNATIONAL
Nota da UJC Porto Alegre: apesar de ser uma notícia veiculada em 2007 serve como exemplo de como Cuba "intervém" noutros países...
A taxa de mortalidade infantil de Kiribati foi reduzida em 80% após a chegada de dez médicos cubanos no ano passado.

A notícia chega ao mesmo tempo em que a Austrália adverte Papua Nova Guiné a não empregar médicos cubanos devido ao medo daquele país de que isto poderia desestabilizar a segurança na região do Pacífico.

As Ilhas Salomão passarão a contar com médicos cubanos neste fim de semana e Fiji está analisando uma oferta cubana de envio de médicos.

O responsável pelo comitê de cooperação Cuba-Kiribati diz que são aguardados mais seis médicos cubanos no país.

O Dr. Airam Meetai diz que o projeto foi um enorme sucesso e que os médicos cubanos reduziram a taxa de mortalidade infantil de 50 em cada 1.000 para 9,9.

"Isto é uma maravilha. A rotina são as visitas aos lares, nas quais eles examinam todos os moradores e coletam dados de cada uma das pessoas de cada uma das casas e assim trabalham, examinando todas as gestantes, acompanham-nas, examinam-nas e as encaminham aos especialistas" - Dr. Airam Meetai.

A notícia "Médicos cubanos reduzem a taxa de mortalidade infantil de Kiribati em 80%" foi originalmente publicada no site da Radio New Zealand International em 19 de julho de 2007: http://www.rnzi.com/pages/news.php?op=read&id=33793 (Tradução da UJC Porto Alegre). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário