domingo, 22 de maio de 2011

Viaduto, não à privatização

ALDACIR FLORES
Presidente da Associação Representativa e Cultural dos Comerciantes do Viaduto Otávio Rocha

Viaduto Otávio Rocha - fotografia: Ricardo Giusti / Prefeitura Municipal de Porto Alegre

A história do Viaduto Otávio Rocha está associada aos tradicionais comerciantes estabelecidos sob seus arcos. E através da Associação Representativa e Cultural dos Comerciantes do Viaduto Otávio RochaARCCOV- buscamos um diálogo franco com a sociedade e os poderes públicos. Lutamos para que acabe a anarquia institucionalizada, depredações e pichações deste importante patrimônio público, uma das edificações mais belas e importantes do Centro Histórico.

Queremos a instituição do fundo de apoio e fomento e que o EPAHC e a Secretaria de Cultura assumam o seu verdadeiro papel junto a este patrimônio tombado. O projeto de lei que cria o fundo está tramitando há muito tempo na Câmara de Vereadores, apresentado conjuntamente pelos Vereadores Airton Ferronato e Sofia Cavedon. Não buscamos privilégios descabidos, mas o mesmo tratamento que foi dado anteriormente aos permissionários do 2º piso do Mercado Público.

Não ignoramos a importância do nosso querido Viaduto, mais ainda com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e o movimento especulativo imobiliario que virá com o evento e os seus reais objetivos, ao denegrir a imagem dos permissionários e atirar sobre nossos ombros a responsabilidade pela falta de higiene, de segurança e da deterioração que reina neste espaço público.

Lutamos pela restauração com qualidade, a revitalização e principalmente a humanização, e não apenas ações paliativas, como a realizada pela Prefeitura através do DMLU, "restaurando” o Viaduto para as comemorações dos 78 anos com uma mera lavagem de água e sabão, uma maquiagem dos graves problemas de infiltração que atingem as lojas sob o Viaduto Otávio Rocha.

Conclamamos ao porto-alegrense a cerrar fileiras nesta luta, pela restauração com qualidade desta obra de arte que é orgulho do Estado. Não à privatização e sim pela permanência dos permissionários, em defesa de nossa identidade sociocultural da cidade.

O texto "Viaduto, não à privatização" foi originalmente publicado na edição 155 do Jornal do Centrohttp://www.jornaldocentro.com.br/opiniao_155.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário